Marketing Digital e o novo perfil do Consumidor Digital
O alcance das ferramentas digitais e as constantes inovações tecnológicas possibilitaram o cruzamento de informações complexas, que revelaram um novo perfil dos compradores online.
Quem é o seu público alvo?
Para quem você está vendendo?
Como você oferece o seu produto no mercado?
São apenas algumas perguntas que o Marketing Digital pode responder, gerando resultados significativos e uma audiência qualificada e fiel.
O comportamento do consumidor na internet
O Consumo online é uma tendência que veio para ficar. Os constantes avanços tecnológicos, o acesso móvel, os aplicativos, a inclusão digital e o crescimento da Internet, são fatores que tendem a fortalecer essa modalidade de compra.
As pessoas buscam comodidade, segurança, bons produtos, preço e marcas preocupadas com a satisfação do cliente. O consumidor levou o desejo de ser bem atendido nas lojas físicas, para o universo digital.
Compras na rede: um lugar para todas as tribos
Com o passar do tempo, o receio de comprar pela internet foi ficando de lado. O brasileiro é um verdadeiro entusiasta deste tipo de modalidade de consumo. Nem mesmo a famigerada crise diminuiu a ascensão vertiginosa do e-commerce no país, pelo contrário: o cenário digital ganhou ares de celeiro de oportunidades, concentrando bons resultados em vendas nos últimos tempos.
Segundo dados da Ebit Buscapé, houve um crescimento de 3% no volume de pedidos, em 2015. Com isso, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões, valor que representa um aumento nominal de 15,3%, se comparado ao registrado em 2014.
A Internet deixou de ser uma ferramenta voltada para o público adolescente ou jovem. A democratização dos meios digitais, a pulverização tecnológica e o avanço das redes sociais revelaram um novo perfil de consumidor, muito mais heterogêneo e, com um forte comportamento de pesquisa – pessoas muito mais atentas aos atributos de um produto ou serviço e na experiência de outros usuários que adquiriram o bem.
Qual é o perfil do consumidor Online
Pessoas exigentes, criteriosas e com acesso infinito às informações sobre qualquer produto ou serviço. O consumidor online, quando satisfeito com a experiência digital, torna-se um divulgador da marca. Ele indica e defende o produto para familiares e amigos. O contrário também ocorre – em caso de uma decepção com a compra, o cliente pode maximizar a sua insatisfação na rede.
* As mulheres dominam o mercado de compras online
* As classes A e B são predominantes no consumo online, com uma faixa etária de 14 a 34 anos.
*62 % dos compradores online buscam indicações nas Redes Sociais e sites de Buscas antes de comprar
*83% dos usuários que procuram informações confiam na opinião dos outros consumidores
Fonte – Pesquisa realizada pelo Google na América Latina
Como converter vendas para lojas virtuais?
Ao avaliar o novo perfil do comprador online, fica clara a necessidade de estimular esse consumo de maneira atrativa, inteligente e eficaz. O processo de persuasão deve fomentar o interesse em determinado produto ou serviço. Gerar o desejo, induzir à necessidade e trabalhar em cima de sonhos e dores da sua audiência.
O Marketing de Conteúdo vai ao encontro das necessidades de mercado, de estimular o consumo de maneira subjetiva, emocional e assertiva. Cada vez mais os consumidores online buscam informações que embases e assegurem que aquela compra será algo positivo, o que reforça uma grande tendência de Blogs e sites informativos com conteúdo personalizado para o público alvo – uma maneira de se conectar com as dúvidas, anseios, receios e desconfianças dessas pessoas e, a partir desse bom relacionamento, a possibilidade de “encantá-lo” e fazê-lo avançar nas etapas do funil de compra.