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Como se preparar para demanda de natal?

Como se preparar para demanda de natal?

Quando o fim do ano se aproxima, é hora de fazer uma pausa e planejar novas estratégias para as vendas de Natal. Nessa época, as pessoas estão mais dispostas a comprar: o clima é favorável para presentear a família e participar da confraternização com o pessoal do trabalho, com direito ao tradicional amigo secreto.
 
Outro acontecimento que influencia no comportamento de compra do consumidor é o recebimento do 13º salário. No entanto, o fato de ele estar mais propenso a gastar, não significa que você deve ficar esperando que as vendas aconteçam de forma natural.
 
Hoje, é preciso brigar por um lugar ao sol, ou seja, você tem que se destacar da concorrência para que o público perceba que comprar na sua empresa é a melhor opção entre todas as outras.
 
Por isso, confira essas dicas que selecionamos para você se preparar melhor e driblar os concorrentes!
 
1. Pesquise o resultado das vendas no mesmo período
Imprima um relatório com o resultado das vendas de anos anteriores. Observe quais foram os itens que mais venderam e os que ficaram parados no estoque. Aproveite para analisar os pontos positivos e negativos da sua estratégia de vendas no período.
Essa consulta é importante para que os recursos financeiros sejam bem aplicados em futuras compras de fim de ano. Lembre-se de que é necessário alinhar as suas ações com uma visão sobre o atual comportamento de compra dos seus clientes.
Para isso, independentemente da época do ano, você precisa se manter sempre bem informado sobre os problemas, necessidades e expectativas do seu público. Quanto mais você souber sobre ele, as chances de conseguir atraí-lo aumentam.
 
2. Organize o seu estoque com antecedência
Com base no desempenho das vendas anteriores e diante de tudo o que você aprendeu nas últimas campanhas, defina o mix de produtos mais atrativo para essa época do ano. O sucesso das vendas tem muito a ver com o sortimento que você oferece, pois o consumidor adora variedades.
Além de definir o mix com antecedência, monitore a quantidade de produtos disponíveis no estoque para evitar um erro muito comum, que é o de fazer pedido de uma mercadoria que está sobrando no estoque.
 
3. Negocie com os fornecedores
Para não sacrificar a sua margem de lucro, negocie condições especiais de pagamento com os fornecedores e avalie as vantagens de pagar à vista ou parcelado.
Se os juros do parcelamento forem muito altos, talvez seja uma boa ideia efetuar o pagamento no ato da compra.
Outra dica é aumentar as possibilidades de manter a sua loja abastecida, ou seja, buscar o contato de novos fornecedores. Agindo assim, sempre que acontecer um imprevisto ou falha de um profissional, você pode contar com outro em tempo hábil.
 
4. Tenha cuidado ao precificar o produto
Como você precifica o produto? Além do cálculo comum que é feito para chegar a um consenso ou consultar o preço do concorrente, é preciso ter uma informação mais acertada no mercado, de forma que a sua margem de lucro seja assegurada.
Hoje, é possível utilizar uma ferramenta que ajuda a fazer a simulação de diversos cenários financeiros para a formação do preço de produtos e serviços. Assim, você não precisa confiar apenas na sua intuição e precifica o seu produto de maneira profissional.
 
5. Entre no clima natalino
A decoração de natal é um diferencial para chamar a atenção do consumidor, pois atrai até mesmo quem não estava com intenção de comprar naquele momento. Invista nas cores branca, vermelha e verde e em adereços alusivos ao Natal para deixar o ambiente da sua loja acolhedor.
Esse material é facilmente encontrado em armarinhos, mas você pode também encomendar bandeirolas e outros impressos personalizados em uma gráfica. É interessante também fazer pequenas alterações no layout da loja virtual para inserir imagens alusivas à data.
 
6. Treine a sua equipe para as vendas de Natal
Primeiro, você deve avaliar a necessidade de contratar mais funcionários para atender a demanda de fim de ano. Se for o caso, junte toda a equipe para um treinamento na área de vendas e atendimento. O bom atendimento ainda é uma ótima alternativa para conquistar clientes e aumentar os lucros.
Além do mais, a habilidade de vender precisa ser aperfeiçoada constantemente. O treinamento é essencial para ensinar aos colaboradores a melhor forma de abordar, como demonstrar interesse pelas necessidades do cliente e servi-lo da melhor maneira. Simpatia, comunicação, proatividade, entusiasmo e compromisso são características que não podem faltar em bons vendedores.
 
7. Melhore o sistema de entrega
Nessa fase do ano é natural que o número de pedidos aumente. Para que os clientes recebam o produto no prazo combinado, é preciso organizar o sistema de logística. Por isso, avalie a necessidade de contratar o serviço de uma transportadora ou motoboys.
É importante que o atendimento seja excelente desde o primeiro momento em que o cliente entra na sua loja, até a conclusão da compra e recebimento do produto. Faça tudo o que estiver a seu alcance para evitar o aborrecimento do seu cliente, pois fatos como atraso na entrega, contribuem para que ele tenha uma imagem negativa da empresa.
 
8. Crie anúncios no Facebook para atrair mais clientes
Não é novidade que o Facebook é a rede social mais popular do momento. Existem duas maneiras de divulgar o seu negócio nessa mídia:
Forma orgânica (publicações gratuitas)
Anúncios pagos.
É claro que, para alcançar o maior número de pessoas, a última opção é a melhor.
Para fazer um anúncio nessa plataforma, é preciso acessar o Gerenciador de Anúncios, localizado na coluna da direita do site. Lá, é possível fazer a segmentação do público que visualizará o anúncio, ou seja, selecionar idade, sexo, localização, estilo de vida, comportamento, entre outros.
O sistema permite anunciar nas imediações da sua loja, que é uma ótima alternativa para chamar a atenção do consumidor que está ali pertinho, acessando o perfil do Facebook por meio de um computador, celular ou tablet. 
 
Comece a se preparar cedo para as vendas de Natal! Com organização, disciplina e um trabalho focado em resultados, é possível alcançar o sucesso. Pense nisso!

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