Investir em atendimento faz a diferença.
O bom atendimento não é mais um diferencial e sim uma obrigação em um mercado digital tão competitivo. Dentre as diversas opções o consumidor que tiver o melhor atendimento certamente será fiel ao negócio. Saiba mais sobre as melhores maneiras de investir em um atendimento que faz a diferença:
Segmentando seu banco de dados
É fundamental a construção de um banco de dados consistente e completo. Invista em sistemas de gestão integrados à plataforma do e-commerce para captar informações detalhadas do consumidor, tais como estilo de vida, faixa etária, preferências; e informações da compra, como por exemplo, tempo de permanência em sua loja virtual, forma de pagamento, e dados das páginas visitadas. Com a análise dessas informações é possível criar estratégias personalizadas para cada consumidor.
Ofertando produtos direcionados
Com as informações resgatadas pelo seu banco de dados é possível fazer sugestão de produtos, ofertas exclusivas e envio de conteúdo útil com precisão para cada tipo de cliente, aumentando o número de pedidos e de satisfação.
Fidelizando o seu cliente
Geralmente é mais rentável fidelizar clientes do que conquistar novos. Basta conhecer o perfil do seu consumidor, realizar um atendimento personalizado e um pós-venda efetivo. Claro que é importante conquistar novos clientes, mas é também mais caro.
Recuperando uma venda
Conhecendo seu cliente é possível utilizar estratégias de resgate através de um e-mail marketing direcionado ou estratégias de segmentação de anúncios relacionados. Caso ele tenha desistido de uma compra é possível sugerir ofertas dos produtos dos quais ele desistiu.
Baixo custo e atendimento de primeira
Se você ainda não conhece o processo de um atendimento via e-commerce saiba que tem uma estrutura enxuta e pode ser bem mais ágil do que você pensa. O cliente entra em contato via chat, e-mail ou rede social e o retorno pode ser em tempo real. Mas quando o sistema não estiver online é muito importante informar o prazo para resposta. Prazos maiores que 24 horas aumentam as chances do cliente procurar o que deseja em outro local.
Ganhando a confiança do seu cliente
O atendimento rápido e personalizado transmite confiança ao consumidor que deseja comprar seu produto ou serviço. Assim que ele começar a navegar pela sua loja, dúvidas podem surgir, e você precisa facilitar o processo de busca por produtos, efetivação da compra e pós-compra. Com as dúvidas supridas, as chances das suas vendas aumentar só tende a crescer.
Agora que você já sabe o quanto é importante manter um atendimento personalizado para obter sucesso em seu negócio virtual, fique atento aos canais de comunicação da sua loja e ganhe relevância e valor de marca. Empresas que investem em marketing de relacionamento garantem vendas futuras, pois dá mais credibilidade e valor à sua marca.