Como escolher um gateway de pagamento para seu e-commerce
Os gateways de pagamento, de uma forma mais simplificada, são como as máquinas de cartão utilizadas no varejo online. Conheça os pontos positivos e tenha maior controle sobre as transações realizadas em seu e-commerce.
Gateways de pagamento
Na prática ele funciona assim:
1. O cliente acessa sua loja.
2. Navega e escolhe o produto que deseja adquirir.
3. Na hora de efetuar o pagamento, ele seleciona a bandeira e insere as informações o cartão de crédito.
4. O gateway se comunica com a rede de adquirência (Rede ou Cielo, por exemplo) e verifica se existe saldo suficiente para realizar essa compra.
5. Após receber resposta positiva, a compra é autorizada.
Caso seu e-commerce tenha um bom fluxo de vendas e você deseje pagar menos em cada uma, os gateways de pagamento são uma boa opção.
Pontos positivos no gateway
• Maior controle sobre as transações realizadas em seu e-commerce, o que proporciona um domínio maior sobre a área financeira de seu negócio, facilitando a sua gestão. Na verdade um gateway pode se adaptar a seu negócio de forma simplificada e isso fará com que você tenha acesso a todas as informações possíveis a respeito do seu painel financeiro.
• Alguns gateways permitem o pagamento de uma única conta com até dois cartões de crédito diferentes, e isso evita que você perca uma venda pelo fato do cliente não ter saldo em um cartão.
• O cliente permanece em seu site e não precisa realizar um cadastro em um outro site (do intermediador, no caso), que faria ele abandonar o carrinho.
• Bancos conseguem adiantar o valor que você tem a receber das adquirentes, o que pode possibilitar maiores investimentos em seu negócio no curto/médio prazo.
• Você pode negociar a tarifação realizada sobre as compras diretamente com as adquirentes. Elas analisam caso a caso.
• Você fará o controle contra fraudes, evitando perder vendas. Afinal, quando se opta por intermediador de pagamento é ele que fará esse controle e podem ser barrados clientes que simplesmente estavam com dados divergentes.
Existem pontos positivos se comparado a utilização de um intermediador de pagamento. O controle de todas as vendas será completo. Você deixará de perder vendas por saldo no cartão ou pela análise dos riscos de fraude de um intermediador. Mas nem tudo são flores e é preciso medir os pontos negativos dessa escolha:
• Você precisará se cadastrar a bancos e operadoras de cartão para poder receber o dinheiro, é isso pode não ser um processo rápido. Se seu negócio precisa ir ao ar de maneira rápida, um gateway pode atrasar esse processo.
• Os gateways de pagamento têm suas tarifas, geralmente alguns centavos por vendas, mas os bancos e operadoras de cartão de crédito também. Você pagará essas duas tarifas.
• Você terá que arcar com os custos de análise antifraude – Antifraude que será o tema do próximo artigo da série.
• Gateways de pagamento possuem taxa de ativação e, em alguns casos, taxas fixas mensais ou anuais.
Dicas para escolher um gateway de pagamento:
• Veja se sua plataforma de e-commerce é compatível com o gateway de pagamento escolhido.
• Verifique a tarifa cobrada por bancos e operadoras de cartões; e também a cobrada pelo gateway. Coloque na ponta do lápis para ver o custo real que terá sobre vendas. Faço isso também considerando as taxas mensais e anuais, além da taxa de ativação.
Uma das melhores saídas para escolher seu gateway é fazer uma análise/estudo de quanto vai receber mensalmente de visitantes e as transações a serem realizadas em seu e-commerce. Com esses dados faça as contas de acordo com as tarifas cobradas pelos gateways de pagamento. Você quer ter domínio total sobre suas vendas e não quer pagar tarifas de um gateway? Você tem a opção de tirar esse gateway da jogada e negociar diretamente com as operadoras de cartões, também conhecidas como adquirentes.
A escolha pela integração direta com os adquirentes não é a opção mais aconselhável para pequenos negócios. Mas se seu negócio cresceu e está solidificado, trata-se de uma ótima opção.
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/pagamento-digital-como-escolher-o-sistema-de-pagamento-seu-e-commerce
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