Saiba como aplicar as técnicas de Remarketing para e-commerce
Criar uma loja virtual pode ser simples de verdade, mas transformá-la num e-commerce de sucesso requer dedicação. Existem inúmeros fatores responsáveis por tornar sua loja virtual em um negócio campeão em vendas, que envolvem desde um planejamento detalhado das suas ações até uma campanha de marketing digital “poderosa”.
O marketing é a principal estratégia capaz de atrair, conquistar e fidelizar seu público, trabalhando conteúdos segmentados, movimentando as redes sociais e oferecendo ao seu público-alvo informações que faz com que eles necessitem do seu produto, construindo o funil de compra e o acompanhando durante todo o processo.
Entretanto, ainda existem aqueles consumidores que são atraídos pelo conteúdo, visitam sua página e até escolhem o produto que desejam, mas por algum motivo abandonam o carrinho antes da etapa final, que é a conclusão da compra. E são com estes clientes que aprenderemos a trabalhar hoje.
Você já ouviu falar em estratégia de Remarketing? Se sim ou se não, continue a leitura e aprenda como aplicá-la na sua loja virtual e aumentar sua carta de clientes efetivos.
A Estratégia
O conceito de Remarketing é simples: estratégia criada para trabalhar o convencimento do consumidor que já visitou sua página, mas por algum motivo não realizou a compra.
Essa estratégia te ajuda a convencê-lo a voltar para sua loja virtual, compartilhando anúncios com os produtos que ele visualizou na sua página em outros sites. Isso fará ele não esquecer de você, nem das promoções que você tem a oferecer.
Porque investir em Remarketing?
É normal você questionar porque utilizar uma estratégia de Remarketing e não apenas uma estratégia de anúncios normais, como o Facebook ADS.
O que acontece é que o Remarketing atua de maneira muito mais segmentada e focada, anunciando apenas para as pessoas que já visitaram a sua loja virtual e possuem um alto potencial de compra numa próxima visita.
Estudos realizados por profissionais de marketing digital afirmam que 26% dos internautas retornam aos e-commerces que possuem essa estratégia, eliminando a dúvida que existia na primeira visita e finalizando a compra.
Como coloca-lo em prática?
Como já vimos, o objetivo do Remarketing é trazer de volta o consumidor que já visitou a sua página e por um determinado motivo não finalizou a compra, a fim de aumentar as conversões na sua loja virtual.
De acordo com os relatórios disponibilizados pelo Google, menos de 5% dos consumidores finalizam uma compra com uma única visita e/ou pesquisa. E é nessa “brecha” que o Remarketing atua, fazendo o seu produto aparecer para o seu cliente potencial mais vezes, e quanto mais vezes ele te receber, mais ele lembrará de você.
É importante você não esquecer de elaborar um planejamento detalhado das ações de Remarketing que quer aplicar, lembre-se que você precisa atingir toda a jornada de compra, indo desde a conscientização até a fidelização no pós-compra, e pensando nisso a própria ferramenta já te ajuda, com a segmentação por listas.
As listas existem para você dividir as estratégias de acordo com os estágios, ou seja, com as atitudes que seus clientes tomam dentro do seu site.
Você pode criar listas para diferentes alvos:
• Quem apenas realizou uma visita;
• Quem visitou mais que uma vez;
• Quem escolheu determinado produto;
• Por valor gasto;
• Quem acessou suas redes sociais / blogs ou newsletter;
• E etc.
Plataformas de Remarketing
O próximo passo agora é conhecer as ferramentas disponíveis no mercado que te ajudarão a colocar sua estratégia em prática.
As mais famosas você com certeza já ouviu falar: Facebook ADS e Google Adwords. Mas existem outras opções que vão depender do quanto você está disposto a investir e que tipo de estratégia deseja colocar em ação, como Chango e Retargeter.
Campanhas de Remarketing no Facebook
Você pode criar uma campanha de Remarketing no Facebook diretamente na rede social, com a ferramenta de anúncios pagos Facebook ADS, pelo AdRoll ou Perfect Audience.
Na primeira opção, você precisa ser o mais específico possível. Quanto mais, maiores são as suas chances de sucesso. O que te aconselhamos é a utilização do público personalizado, onde dentre todas as opções disponíveis você encontrará tráfego no site, conseguindo assim alcançar todo o público que passar por você.
O Adroll trabalha em conjunto com o Facebook, e permite uma grande segmentação de público para direcionar os seus anúncios.
A ferramenta Perfect Audience funciona similarmente as anteriores, sendo indicada para negócios pequenos e para quem está iniciando na utilização desta estratégia.
Campanhas de Remarketing de pesquisa:
Os remarketings de pesquisa são anúncios baseados em pesquisas realizados nos sites de buscas. Separamos duas ferramentas de Remarketing especializadas nesse tipo: Chango e ReTargeter.
Com Chango você consegue criar estratégias com bases em buscas realizadas no Google, Yahoo e Bing, e independem de que o usuário acesse seu site.
A ReTargeter oferece um account manager, que te auxilia durante todo o período que mantiver a estratégia no ar. Entretanto demanda um maior investimento se comparado às ferramentas apresentadas anteriormente.
Se você deseja aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual, a estratégia de Remarketing é uma ótima opção. Os anúncios fazem você se manter presente no cotidiano no seu público alvo e a frequência contribui para ele se sentir cada vez mais atraído e próximo da sua loja virtual.