Sites mobile friendly: a importância de ter um site responsivo
A conectividade por meio de smartphones deixou de ser tendência para se tornar um hábito de consumo. Com acesso às redes sociais, a buscadores e sites, o usuário está cada vez mais confiante e chega até mesmo a fazer suas compras pelo celular.
Para garantir o atendimento a esse público cada vez maior, as empresas têm optado por sites mobile friendly.
O que é e como funcionam sites mobile friendly?
Esse conceito é baseado em trabalhar design, usabilidade e outros detalhes de um domínio, pensando na interação que um usuário terá pela tela de um smartphone. Endereços que adotam o mobile friendly normalmente contam com dois domínios ou um subdomínio exclusivo para essa finalidade.
Assim como você se interessou em descobrir como melhorar a estratégia do seu site com o mobile friendly, o Google, gigante que se preocupa em oferecer uma excelente experiência ao usuário, também já incorporou esse conceito. Desde 2015 existe um algoritmo que ajuda no ranqueamento de páginas mobile friendly. Seu objetivo é detectar se um site está de acordo com o conceito.
Veja alguns itens que demonstram que o site atende às adaptações:
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legibilidade: o usuário não precisa aumentar a tela para ler o que está escrito;
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ajuste perfeito: não há uma barra de rolagem horizontal para a visualização completa da página;
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acessibilidade: sem a necessidade de aplicativos ou softwares para navegar pelo site;
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layout leve e intuitivo: site simples e com botões e links fáceis de clicar.
Por que o site deve ser otimizado para dispositivos móveis?
Ter a interface do site amigável para smartphones é importante em um cenário em que grande parte dos internautas acessa a web por essas telas. Outros benefícios de implementar essa estratégia são:
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gerar mais visibilidade para o seu site;
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otimizar a experiência do visitante, proporcionando um período maior de permanência no site;
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aumentar a taxa de conversão, garantindo um desempenho melhor para as suas campanhas de marketing digital.
Como descobrir se um site é mobile friendly?
Depois de conferir as vantagens de adotar essa estratégia, é hora de garantir que a sua empresa está usando esse diferencial competitivo, não é mesmo? Afinal, além do atendimento mobile, seu domínio também é muito importante para enriquecer o relacionamento com a marca.
O Google disponibiliza duas ferramentas gratuitas com as quais você pode avaliar a responsividade da sua URL. Ainda é possível checar outros detalhes sobre o seu site como tempo de carregamento (que tende a ser mais lento nas conexões dos celulares). Para descobrir, digite o endereço do seu site no Google Test My Site e no teste de compatibilidade para dispositivos móveis do Google para desenvolvedores.
De que maneira é possível tornar o site responsivo?
Apesar de essa ser uma tarefa mais indicada para desenvolvedores, é possível alterar o tema do seu site, se você usa o WordPress. Caso contrário, algumas dicas são: deixar todo o conteúdo em apenas uma coluna, o que otimiza a leitura independentemente do formato da tela. Evite usar flash no seu site e invista em botões para ação, destacados e fáceis de clicar também em um celular.
Como visto, os sites mobile friendly são uma necessidade em um mercado em que o público acessa as suas páginas de telas de diversos tamanhos. Adaptar-se para essa realidade é positivo não só por melhorar a experiência do usuário, mas também como estratégia de SEO, ampliando seu tráfego orgânico.