Use as redes sociais para fazer seu e-commerce vender mais.
Todo mundo já sabe que as redes sociais formam um grande mar de oportunidades, que, na maioria das vezes, é totalmente inexplorado pelos lojistas ou usado de maneira errada. Isso faz com que os lojistas desacreditem deste canal e, ás vezes, até desistam dele, criando uma oportunidade ainda maior para a concorrência entrar.
Como enxergar as redes sociais?
As redes sociais são como um grande iceberg no qual a ponta, que fica em evidência, representa os canais já utilizados pelos lojistas, como Google Adwords, buscadores, marketplaces e outros.
Porém, não é estratégico ficar somente nesta “ponta de iceberg”. O mercado lá é muito competitivo e, na maioria das vezes, não conseguimos demonstrar todo o valor e diferencial que nosso produto possui, além de estar em canais nos quais o preço é o principal fator determinante de compra.
O que torna a “ponta do iceberg” ainda atrativa é o seu público, formado por pessoas motivadas e determinadas a comprar algo, mas que só estão pesquisando o preço para a conversão final.
No entanto, a porcentagem dessas pessoas é muito menor do que a daquelas que ainda não decidiram comprar ou que não sabem que precisam da compra. Como sabem, o Iceberg tem uma ponta que pode parecer grande, mas a parte submersa é ainda maior.
Hora de mergulhar
A hora do mergulho é marcante, pois é onde ultrapassamos a barreira de entrada da concorrência e enxergamos um cenário totalmente diferente do convencional, cheio de desafios e oportunidades. Mas nada que uma boa organização não ajude a explorar de forma correta e estratégica.
Entenda o público
O público nas redes sociais é muito maior que os dos canais convencionais, mas devem ser trabalhados de forma totalmente planejada para que os resultados aconteçam.
O público do qual estamos falando são as pessoas que podem estar pesquisando sobre o produto ou as que ainda não pensaram em comprar, mas sabem que precisam. Indo um pouco mais além, encontramos pessoas que precisam e ainda não sabem que precisam.
Sim, esse público existe e vou dar um exemplo: imagine um homem, entre 35 e 40 anos, que faz pinturas manuais em residências; se ele tivesse um equipamento chamado Pistola Pulverizadora de Pintura, que é um item elétrico que faz o trabalho render quase 60% a mais em tempo e valor, ele conseguiria pegar mais serviços, além de economizar; porém, esta informação não chegou a ele de forma clara e evidente, de maneira que ele só pode ver o preço elevado do produto, mas não o valor que ele agregaria ao seu trabalho.
É disso que estou falando: entregar ao cliente não somente um anúncio com preço, e sim algo que explique como aquilo vai ajudá-lo no dia a dia. Tenho certeza que sua loja tem produtos deste tipo.
Vamos tratar agora de forma separada os públicos.
Pessoas que estão prospectando
Talvez esse tipo de cliente já tenha entrado em sua loja procurando determinado produto. Ele pode não tratar a compra como prioridade, mas está sempre pesquisando sobre o produto que você oferece. Com esse tipo de cliente é o mais fácil trabalhar, pois ele já está ativo e está quase se tornando parte do público da “Ponta de Iceberg”. Então, as dicas matadoras para converter este cliente são:
Remarketing
Se você não faz remarketing em sua loja, deveria começar. As pessoas saem da sua loja e vão para as redes sociais e aí está a oportunidade para que você apareça novamente para esta pessoa, mas de forma mais estratégica, seja com um anúncio mais criativo ou com um cupom.
Interesses
No caso das pessoas que não conheçam seu produto ou serviço, mas está procurando sobre ele, é possível também alcançá-las.
Neste caso, é necessário usar o Gerenciador de Anúncios para segmentar por interesses e terá o público em suas mãos para disparar um anúncio de sua marca.
Pessoas que precisam e sabem, mas não pensaram em comprar ainda
Como explicado anteriormente, este grupo é formado pelas pessoas que ainda não pensaram em comprar, mas sabem que precisam do produto.
Não estão pesquisando preço, mas pretendem, no futuro, adquiri-lo.
Para trabalhar com esse público, é necessário um pouco mais de esforço. Embora já saibam que precisam do produto, precisam que a compra seja motivada por nós.
Sendo assim, seguem algumas dicas para a conversão acontecer de forma efetiva:
Anúncios
Anúncios que induzem o cadastro para obtenção de uma oferta são estratégicos e sempre vinculados a algum conteúdo relevante, seja ele um e-book, um artigo de blog ou algo que atraia a pessoa a ler mais sobre; Nesse momento, pode ser realizada a captação do e-mail da pessoa que se cadastrou e, em troca, ela terá este conteúdo completo ou a obtenção de alguma oferta para este produto. Com a oferta, é possível obter a conversão.
Trabalho Posterior
Após a captação do e-mail, ou tageamento do lead (que engajou de alguma forma seu anúncio) é a hora de trabalhar um pouco com e-mail marketing e remarketing.
Essa etapa deve ser trabalhada com mais conteúdo, entregando ainda mais o valor do seu produto ou serviço para o possível consumidor e, em um momento estratégico, apresentar o preço do produto para obter a conversão.
Lembrando que são pessoas que querem comprar em algum momento, ou seja, ao entregar o valor e todas vantagens do seu produto, aumentam as chances dela de se interessar e adiantar a compra.
Pessoas que precisam e ainda não sabem
Este outro público é o que considero mais trabalhoso, mas também o de maior volume.
O ato de despertar o desejo da pessoa em comprar algo, ou mostrar o valor do produto, é mais animador, pois envolve um pouco mais de venda. Entra aqui um sentimento de ajudar aquela pessoa a economizar tempo ou suprir uma necessidade que ela tinha com as soluções (produtos e serviços) que meu comércio disponibiliza.
Para começar, este público precisa ser estudado. Em que lugar estão constantemente? Voltando ao exemplo do pintor (que se tivesse a pistola elétrica ganharia mais tempo e dinheiro): ele certamente está em grupos de pintores, páginas sobre pintura etc.
Então, mapeando os canais dos grupos de pessoas, é possível identificar os problemas pelos quais elas passam e a soluções que podemos apresentar.
Minha recomendação é criar um “mapa de trabalho” que mostre todos os segmentos em que podemos atuar, onde está o público e como vamos atingi-lo.
Após este mapeamento, começamos o trabalho de colocar as estratégias em prática:
Anúncios criativos, que mostram o valor daquele produto, podem ser usados no exemplo do pintor: “Sabia que você pode economizar tempo e dinheiro com uma solução simples a apenas 1 clique de distância? Conheça a Pistola de Pintura Elétrica.”
Usar foto ou vídeo do produto – de preferência vídeo – que gera maior engajamento e faz o usuário entender que é aquilo que ele precisa.
É possível que a conversão já aconteça neste momento. Porém, caso não ocorra, mas já tenha o engajamento ou a intenção de compra do futuro cliente, é hora de trabalhar remarketing e fazer ele subir 1 nível em termos de público.
Ou seja, o cliente vai de alguém que não sabia da existência do produto para alguém que sabe sobre ele e pretende comprá-lo, pois foi despertado nele uma necessidade antes oculta.
Como descobrir meu público?
Diversos lojistas sequer sabem quem é o seu público. Sendo assim, dentro do Facebook, é possível descobrir quem é e onde está o público com a ferramenta Facebook Insights.
Tendo em mãos o seu público, é hora de segmentar.
Basicamente, segmentar o pu?blico consiste em dividir sua base de clientes em grupos afins a partir das informac?o?es que voce? tem sobre eles. A partir dessa divisa?o, voce? pode personalizar cada mensagem, tornando sua comunicac?a?o mais relevante e atrativa. Tudo isso, certamente, impactara? no nu?mero de converso?es. E a segmentac?a?o ainda tem muitas outras vantagens, como:
menor esforc?o de marketing para chegar a? conversa?o;
aumento do engajamento da sua audie?ncia, em conseque?ncia da releva?ncia de suas mensagens;
maior percepc?a?o de valor dos consumidores em relac?a?o a? sua marca, ja? que voce? sabe o que eles querem;
maior retenc?a?o de clientes, tambe?m pela oferta de valor personalizada.
Ja? conseguiu captar a importa?ncia da segmentac?a?o, certo? Mas por onde exatamente comec?ar a segmentar sua base de clientes? Quais crite?rios considerar? Aqui va?o os principais:
dados demogra?ficos: cidade, estado, pai?s, sexo e idade;
interesses: pa?ginas mais visitadas, produtos e servic?os mais vistos;
envolvimento com ac?o?es marketing: conteu?dos visualizados no blog, e-books baixados, e-mails abertos e comenta?rios em redes sociais;
fase do consumidor no funil de vendas: topo, meio ou fundo.
Por u?ltimo, vale fazer uma ressalva: segmentar os clientes manualmente pode abrir espac?o para muitas falhas. O ideal, portanto, e? contar com uma ferramenta de automac?a?o de marketing que o ajude na?o so? na divisa?o dos grupos de consumidores, mas tambe?m na leitura dos dados deixados como rastro das interac?o?es.
Como criar anúncios que convertem?
Não tem mágica nem segredo. Seus anúncios devem ser atraentes a ponto de completar o requisito básico do algoritmo das redes sociais, os famosos 3Cs: curtir, comentar e compartilhar.
Então eles devem ser elaborados com o objetivo de fazer as pessoas curtirem a publicação, comentarem sobre ela (e nela) e até mesmo compartilharem.
Sabe-se que cada uma dessas funções tem seu peso. Curtir é uma ação que as redes sociais entendem como leve, ou seja, o usuário não precisou de muito para realizá-la, então não tem um peso tão relevante como comentar ou compartilhar (que são ações de maior relevância).
Teste os horários, os dias, os anúncios e os públicos
Além de tudo que mencionei acima, é inteligente testar o anúncio em diversos horários e dias da semana. Anúncios com dizeres diferentes e até mesmo o direcionamento do público podem ser testados, mudando alguns aspectos para se obter resultados melhores nos testes e efetivar o anúncio chave e, assim, ter os melhores resultados.
Se houver dúvidas entre em contato conosco: 31 3775-2323