Funil de vendas
O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra o caminho percorrido pelo cliente, desde o primeiro contato com a sua marca, até a concretização da venda.
Ele é composto pelas seguintes etapas:
Topo do funil
É o primeiro contato do cliente com o seu produto ou serviço. Ofereça materiais educativos que vão ajudá-lo a identificar um problema e que você pode resolvê-lo.
Meio do funil
O cliente reconhece que tem um problema. Agora, você deve apresentar técnicas e conteúdo que possam ajuda-lo, podendo ser além da compra do seu produto ou serviço, demonstrando que você não quer vender a todo custo.
Fundo do funil
Se você seguiu todo o processo, nessa hora o cliente vai perceber que você é o profissional ideal para ajudá-lo com a demanda em questão, alguém em quem ele pode confiar. O seu trabalho será conhecido como referência de mercado para aquele cliente.
Algumas empresas incluem no funil o pós venda, que é a etapa que vai fidelizar o cliente e torna-lo um promotor da marca.
O funil é muito importante para atrair potenciais consumidores, acompanhando todo o processo de venda.
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