WSITEBRASIL
    • WSITEBRASIL
    • SOLUÇÕES
    • CLIENTES
    • PORTFÓLIO
    • BLOG
    • SEJA UM FRANQUEADO
    • ÁREA RESTRITA
  1. Home
  2. Blog

Blog

CRM operacional: contato ágil com o cliente.

CRM operacional: contato ágil com o cliente.

Um consultor de vendas está na rua, indo fazer uma visita a um cliente importante para renovar alguns pedidos recorrentes. Enquanto isso, o pessoal do SAC acaba de receber um chamado dele, reclamando que seu último pedido está atrasado e não foi entregue ainda.
 
Não seria bem melhor se o consultor de vendas fosse avisado disso antes de chegar na empresa do cliente?
 
O CRM operacional é o primeiro ponto de contato com o cliente – dentre todas as demais funcionalidades do CRM – permitindo que vendedores, operadores de SAC e outros canais de relacionamento com os clientes tenham um desempenho bem mais ágil e eficiente, produzindo mais e se desgastando menos, se souberem como usá-lo corretamente.
 
Nesta postagem, você vai entender todas as vantagens do CRM operacional e como ele se relaciona com as outras funções do CRM, a colaborativa, a analítica e a estratégica. As 4 funções do CRM
 
Um sistema CRM tem 4 funções:
 
- Operacional
- Analítica
- Colaborativa
- Estratégica
 
A função analítica, como o próprio nome diz, usa os dados coletados para analisar comportamentos, determinar correlações e tendências e transforma dados em informações e conhecimento, que serão usados no CRM estratégico.
 
A função colaborativa do CRM é responsável por integrar as demais funções, promover a comunicação entre os diversos setores de marketing e de vendas na empresa e permitir que os dados e informações fluam e sejam aproveitados por todos os envolvidos.
 
O CRM estratégico usa todos os outros para definir planos de ação, idealizar novos produtos, serviços e promoções, segmentar clientes, definir políticas de incentivo de vendedores e tudo mais que envolve alcançar os objetivos futuros da empresa.
 
Mas quem é responsável pela coleta das informações e do feedback de clientes que vai alimentar todas as demais funções do CRM? Sim, é o CRM operacional. Sem ele, todos os demais não teriam como funcionar.
 
CRM operacional: a linha de frente de um sistema CRM
 
Voltando ao nosso exemplo do início da postagem, ao ser informado dos problemas com a entrega, o consultor de vendas que contar com uma funcionalidade operacional do CRM bem desenvolvida poderá tomar várias atitudes.
 
Em primeiro lugar ele pode consultar o histórico de relacionamento com este cliente – inclusive todos os e-mails trocados – e descobrir se isso já aconteceu antes com ele ou se é a primeira vez.
 
Caso nunca tenha ocorrido, isso já é um ponto a favor. Mas se tiver, o consultor de vendas poderá verificar no sistema qual foi a solução encontrada e qual a reação do cliente.
 
Por exemplo: ele pode ter ficado satisfeito com um pequeno desconto, uma bonificação em produtos ou material de merchandising, para compensar o atraso.
 
Ao saber que já tem na manga uma solução que funcionou, o vendedor poderá chegar na reunião com mais segurança. Além disso, não será surpreendido com a cara feia do cliente, e nem se sentirá perdido sobre os motivos desse descontentamento dele.
 
Pelo contrário, pode ser até mais inteligente e enviar uma mensagem para o cliente do tipo: “Soube o atraso, estou indo aí resolver isso, agora mesmo!” – transformando uma crise em oportunidade.
 
Quem sabe ele não consegue acrescentar ao pequeno desconto na entrega em atraso um pedido novo um pouco maior que o usualmente feito por este cliente?
 
Esta é apenas uma das vantagens do CRM operacional: atender aos clientes rapidamente e manter a linha de frente de sua operação comercial sempre bem informada e preparada para imprevistos.
 
Disciplina no gerenciamento das informações
 
Assim que a situação estiver contornada, o consultor de vendas deve alimentar o histórico do CRM com tudo que foi decidido na reunião e qual a reação do cliente.
 
Dessa forma, gera-se uma fonte de conhecimentos precisa e confiável, que vai sempre aumentando com novos dados e informações, e que poderá ser usada por seus vendedores, pela área de atendimento ao cliente e pelo pessoal de suporte sempre que se virem em uma situação semelhante com outros clientes.
 
Por isso, ser disciplinado e manter o sistema de CRM alimentado é fundamental para que ele funcione adequadamente.
 
Chega de falhas no follow-up
 
Outro benefício fundamental de um CRM operacional com as funcionalidades adequadas é o envio de lembretes de follow-up via e-mail ou mensagem de texto, para que consultores de vendas nunca mais esqueçam de se preparar para uma reunião importante ou de dar aquele retorno por telefone que o cliente pediu.
 
Em resumo, o CRM operacional traz diversos benefícios para o seu negócio, veja:
 
5 principais vantagens do CRM operacional
 
1.Contato ágil com o cliente que tem uma reclamação ou pedido de suporte, gerando aumento de sua satisfação e melhoria no atendimento.
2.Apoio aos vendedores em campo e aos atendentes no SAC em tempo real, com informações de uma base de dados inteligente, constantemente atualizada e que gera conhecimento para auxiliar na tomada de decisão.
3.Captação constante de informações e feedbacks junto ao cliente que podem auxiliar em suas vendas.
4.Em caso de férias de um consultor de vendas, mudança de carteira ou mesmo saída da empresa, as informações de relacionamento com o cliente estão guardadas e preservadas para serem usadas pela equipe comercial.
5.Sistemas automatizados de agendamento e lembretes de follow-up facilitando a vida dos vendedores e trazendo mais produtividade e resultados.

0 Comentário(s)

Deixe seu comentário

Categorias

  • Comércio Eletrônico
  • Empreendedorismo
  • Marketing Digital
  • Tecnologia

Siga a WSITEBRASIL no Facebook

WSITEBRASIL

Últimos Posts

Oferecemos hospedagem de site segura e eficiente

19/05/22 Oferecemos hospedagem de site segura e eficiente

O domínio é o nome do seu site na internet.

19/05/22 O domínio é o nome do seu site na internet.

Leve a sua loja até o seu cliente

19/05/22 Leve a sua loja até o seu cliente

Hospedagem de site: Conheça os benefícios em investir

25/11/21 Hospedagem de site: Conheça os benefícios em investir

Dicas de como aumentar o tráfego orgânico no seu blog

17/11/21 Dicas de como aumentar o tráfego orgânico no seu blog

Calls To Action

10/11/21 Calls To Action

O que é e-mail marketing?

05/11/21 O que é e-mail marketing?

Funil de vendas

26/10/21 Funil de vendas

Nicho de mercado: Entenda a importância de identificá-lo

18/10/21 Nicho de mercado: Entenda a importância de identificá-lo

Marketing de Relacionamento

20/09/21 Marketing de Relacionamento

Search Engine Optimization (SEO)

13/09/21 Search Engine Optimization (SEO)

Nicho de mercado

06/09/21 Nicho de mercado

Hospedagem de site | Conheça os benefícios em investir

23/08/21 Hospedagem de site | Conheça os benefícios em investir

Porque sua empresa deve ter um site?

17/08/21 Porque sua empresa deve ter um site?

Use o marketing digital para falar com o público certo na hora certa.

15/06/21 Use o marketing digital para falar com o público certo na hora certa.

Como escolher um gateway de pagamento para seu e-commerce

05/03/21 Como escolher um gateway de pagamento para seu e-commerce

Experiência do Usuário - muda o tempo todo e tem impacto direto no sucesso e no fracasso de qualquer

05/03/21 Experiência do Usuário - muda o tempo todo e tem impacto direto no sucesso e no fracasso de qualquer

Transforme seu site em uma ferramenta de vendas

30/12/20 Transforme seu site em uma ferramenta de vendas

Gatilhos mentais I o que são e como aplicá-los nas vendas?

28/12/20 Gatilhos mentais I o que são e como aplicá-los nas vendas?

O e-commerce e as vendas na internet

23/12/20 O e-commerce e as vendas na internet

Plano de Ação: como montar o seu e atingir os resultados desejados

06/11/20 Plano de Ação: como montar o seu e atingir os resultados desejados

Qual a importância do Remarketing para o e-commerce?

06/11/20 Qual a importância do Remarketing para o e-commerce?

Conheça as vantagens de migrar para o varejo digital

13/10/20 Conheça as vantagens de migrar para o varejo digital

Saiba a importância de definir o público-alvo

13/10/20 Saiba a importância de definir o público-alvo

Encante seus clientes: ofereça mais do que eles esperam

21/09/20 Encante seus clientes: ofereça mais do que eles esperam

A importância de um site personalizado

12/08/20 A importância de um site personalizado

6 erros que você deve evitar para vender mais no Dia dos Pais

24/07/20 6 erros que você deve evitar para vender mais no Dia dos Pais

Como criar um funil de vendas em 5 passos

17/07/20 Como criar um funil de vendas em 5 passos

Como usar o WhatsApp Business para manter suas vendas

09/07/20 Como usar o WhatsApp Business para manter suas vendas

5 dicas importantes para melhorar a experiência de compra do cliente

24/06/20 5 dicas importantes para melhorar a experiência de compra do cliente

As 5 principais vantagens de definir o posicionamento de mercado

04/06/20 As 5 principais vantagens de definir o posicionamento de mercado

Criação do site da sua empresa

27/05/20 Criação do site da sua empresa

4 principais benefícios do e-mail marketing

14/05/20 4 principais benefícios do e-mail marketing

5 motivos excelentes para investir em Marketing Digital

11/05/20 5 motivos excelentes para investir em Marketing Digital

Por que investir em marketing digital?

24/04/20 Por que investir em marketing digital?

Usabilidade Na Web

16/04/20 Usabilidade Na Web

E-commerce: alternativa para atendimento nesse momento

13/04/20 E-commerce: alternativa para atendimento nesse momento

LGPD: o que é a Lei Geral de Proteção de Dados e o que ela determina?

16/03/20 LGPD: o que é a Lei Geral de Proteção de Dados e o que ela determina?

O que é funil de vendas e como estruturar o seu

06/03/20 O que é funil de vendas e como estruturar o seu

Autoridade de domínio e de página: o que é e como fortalecê-las?

28/02/20 Autoridade de domínio e de página: o que é e como fortalecê-las?

O que é m-commerce e qual é a diferença dele para e-commerce?

19/02/20 O que é m-commerce e qual é a diferença dele para e-commerce?

Como aumentar vendas no e-commerce? 6 dicas para alavancar os resultados da sua loja virtual

10/02/20 Como aumentar vendas no e-commerce? 6 dicas para alavancar os resultados da sua loja virtual

Como se preparar para demanda de natal?

06/12/19 Como se preparar para demanda de natal?

Conheça 10 passos para vender mais neste Natal

27/11/19 Conheça 10 passos para vender mais neste Natal

Google Ads: impulsione a sua empresa com o Google.

14/11/19 Google Ads: impulsione a sua empresa com o Google.

7 Dicas para a estratégia de marketing digital da sua empresa

06/11/19 7 Dicas para a estratégia de marketing digital da sua empresa

Palestra Cenário do E-commerce no Brasil – Oportunidades e Desafios

25/10/19 Palestra Cenário do E-commerce no Brasil – Oportunidades e Desafios

Como aumentar suas vendas pela internet?

25/10/19 Como aumentar suas vendas pela internet?

Black Friday 2019: como lojistas podem se preparar para a data.

08/10/19 Black Friday 2019: como lojistas podem se preparar para a data.

Como atrair visitantes para o meu site?

20/09/19 Como atrair visitantes para o meu site?

Saiba como aplicar as técnicas de Remarketing para e-commerce

05/09/19 Saiba como aplicar as técnicas de Remarketing para e-commerce

DEVO FAZER INVESTIMENTO EM ANÚNCIOS SEM TER CONCORRENTES?

21/08/19 DEVO FAZER INVESTIMENTO EM ANÚNCIOS SEM TER CONCORRENTES?

SITE RESPONSIVO: CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS

15/08/19 SITE RESPONSIVO: CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS

Entenda por que o CRM é importante para qualquer tipo de empresa!

31/07/19 Entenda por que o CRM é importante para qualquer tipo de empresa!

Qualidade no atendimento: qual sua importância para o cliente?

17/07/19 Qualidade no atendimento: qual sua importância para o cliente?

A importância da otimização de sites para a geração de resultados eficientes

09/07/19 A importância da otimização de sites para a geração de resultados eficientes

Como conseguir uma boa taxa de conversão no e-commerce?

25/06/19 Como conseguir uma boa taxa de conversão no e-commerce?

5 dicas de marketing para pequenas empresas

12/06/19 5 dicas de marketing para pequenas empresas

Qual a influência do Marketing Digital no e-commerce?

14/05/19 Qual a influência do Marketing Digital no e-commerce?

Como aproveitar datas comemorativas para aumentar as vendas?

27/03/19 Como aproveitar datas comemorativas para aumentar as vendas?

Como aproveitar datas comemorativas para aumentar as vendas?

27/03/19 Como aproveitar datas comemorativas para aumentar as vendas?

09 Dicas de Marketing Digital que toda Empresa deveria colocar em prática

20/03/19 09 Dicas de Marketing Digital que toda Empresa deveria colocar em prática

Instagram foi a maior plataforma de e-commerce em 2018

07/03/19 Instagram foi a maior plataforma de e-commerce em 2018

7 CURIOSIDADES SOBRE E-MAIL MARKETING

25/02/19 7 CURIOSIDADES SOBRE E-MAIL MARKETING

8 motivos para ter um e-commerce

22/02/19 8 motivos para ter um e-commerce

5 maneiras de garantir que a experiência do cliente gere resultados

23/01/19 5 maneiras de garantir que a experiência do cliente gere resultados

8 Dicas de Como Responder à Críticas nas Redes Sociais

17/01/19 8 Dicas de Como Responder à Críticas nas Redes Sociais

Sites mobile friendly: a importância de ter um site responsivo

16/01/19 Sites mobile friendly: a importância de ter um site responsivo

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE MONITORAR SUA CONCORRÊNCIA

15/01/19 ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE MONITORAR SUA CONCORRÊNCIA

6 estratégias para aumentar vendas de e-commerce no Natal

29/11/18 6 estratégias para aumentar vendas de e-commerce no Natal

Aproveite as datas comemorativas para vender mais

21/11/18 Aproveite as datas comemorativas para vender mais

Como lucrar na Black Friday?

16/11/18 Como lucrar na Black Friday?

Marketing Digital. Pequenas empresas devem investir

13/11/18 Marketing Digital. Pequenas empresas devem investir

Estratégias básicas de marketing digital para auxiliar a força de vendas da sua empresa

06/11/18 Estratégias básicas de marketing digital para auxiliar a força de vendas da sua empresa

Como elaborar um plano de marketing

26/10/18 Como elaborar um plano de marketing

Como o design responsivo pode ajudar seu site ser mobile-friendly?

26/10/18 Como o design responsivo pode ajudar seu site ser mobile-friendly?

E-commerce: invista na sua vantagem competitiva

09/10/18 E-commerce: invista na sua vantagem competitiva

Saiba como sua empresa pode crescer com Marketing Digital

04/10/18 Saiba como sua empresa pode crescer com Marketing Digital

Nicho de Mercado: veja como escolher o seu

25/09/18 Nicho de Mercado: veja como escolher o seu

O que é E-commerce? Como funciona?

20/09/18 O que é E-commerce? Como funciona?

No mundo on-line tudo pode ser medido

10/09/18 No mundo on-line tudo pode ser medido

WhatsApp Business lança API e aumenta integração com o Facebook Ads

04/09/18 WhatsApp Business lança API e aumenta integração com o Facebook Ads

Entrelinhas com Kefferson Jardim

03/09/18 Entrelinhas com Kefferson Jardim

Conheça os critérios para fazer segmentação de Leads de acordo com sua etapa na Jornada de Compras

27/08/18 Conheça os critérios para fazer segmentação de Leads de acordo com sua etapa na Jornada de Compras

Use as redes sociais para fazer seu e-commerce vender mais.

24/08/18 Use as redes sociais para fazer seu e-commerce vender mais.

Conhecimento e experiência, marcas do Grupo Paranet

21/08/18 Conhecimento e experiência, marcas do Grupo Paranet

Juninho Sinonô: O e-commerce e as empresas na era digital

21/08/18 Juninho Sinonô: O e-commerce e as empresas na era digital

Vamos falar sobre e-mail marketing?

20/07/18 Vamos falar sobre e-mail marketing?

Qual a diferença entre um site mobile e responsivo?

18/07/18 Qual a diferença entre um site mobile e responsivo?

Você pode estar perdendo dinheiro!

18/07/18 Você pode estar perdendo dinheiro!

Investir em atendimento faz a diferença.

12/07/18 Investir em atendimento faz a diferença.

Checkout otimizado: aplique no seu e-commerce

26/06/18 Checkout otimizado: aplique no seu e-commerce

Como atrair e não perder clientes para a concorrência

19/06/18 Como atrair e não perder clientes para a concorrência

Atraia mais clientes com a força do Marketing H2H

19/06/18 Atraia mais clientes com a força do Marketing H2H

O que é tráfego orgânico?

19/06/18 O que é tráfego orgânico?

Quais as vantagens da sua empresa em ter um APP Mobile.

16/05/18 Quais as vantagens da sua empresa em ter um APP Mobile.

RAZÕES PARA UMA EMPRESA TER UM SITE CORPORATIVO

16/05/18 RAZÕES PARA UMA EMPRESA TER UM SITE CORPORATIVO

O que é Funil de Vendas?

16/05/18 O que é Funil de Vendas?

CRM operacional: contato ágil com o cliente.

15/05/18 CRM operacional: contato ágil com o cliente.

Como Converter Visitantes em Leads

16/04/18 Como Converter Visitantes em Leads

Overview: em qual rede social sua empresa deve estar presente?

16/04/18 Overview: em qual rede social sua empresa deve estar presente?

E-commerce deve crescer 15% em 2018 e chegar a R$ 69 bi de faturamento

16/04/18 E-commerce deve crescer 15% em 2018 e chegar a R$ 69 bi de faturamento

A importância do pós-venda.

10/04/18 A importância do pós-venda.

Sites com versão mobile terão prioridade nas pesquisas do Google

09/03/18 Sites com versão mobile terão prioridade nas pesquisas do Google

A evolução das redes sociais e seu impacto na sociedade

09/03/18 A evolução das redes sociais e seu impacto na sociedade

ATIVIDADES PARA FAZER NO RECESSO QUE VÃO TE MOTIVAR NA VOLTA AO TRABALHO

11/01/18 ATIVIDADES PARA FAZER NO RECESSO QUE VÃO TE MOTIVAR NA VOLTA AO TRABALHO

2º Seminário de Marketing Digital de Sete Lagoas

17/11/17 2º Seminário de Marketing Digital de Sete Lagoas

Instagram atinge 2 milhões de anunciantes mensais

27/09/17 Instagram atinge 2 milhões de anunciantes mensais

Internet Instável? DNS Google está fora do ar no Brasil

14/06/17 Internet Instável? DNS Google está fora do ar no Brasil

O celular não é o único canal para o cliente, mas é o mais poderoso

20/05/17 O celular não é o único canal para o cliente, mas é o mais poderoso

Ciberataque alerta sobre uso de sistemas operacionais antigos

17/05/17 Ciberataque alerta sobre uso de sistemas operacionais antigos

LinkedIn da Microsoft ultrapassa 500 milhões de usuários

24/04/17 LinkedIn da Microsoft ultrapassa 500 milhões de usuários

Facebook cria recursos de câmera similar ao Snapchat

28/03/17 Facebook cria recursos de câmera similar ao Snapchat

4 Habilidades empreendedoras para transformar seu negócio

15/03/17 4 Habilidades empreendedoras para transformar seu negócio

5 coisas que pessoas de sucesso fazem antes das 8 da manhã

10/03/17 5 coisas que pessoas de sucesso fazem antes das 8 da manhã

Marketing digital para pequenas empresas

08/03/17 Marketing digital para pequenas empresas

Facebook negocia com governo para instalação de data center no Brasil

02/03/17 Facebook negocia com governo para instalação de data center no Brasil

5 motivos para investir em uma loja virtual mesmo em meio à crise

21/02/17 5 motivos para investir em uma loja virtual mesmo em meio à crise

80 anos atrás, um jornalista estudou 500 homens ricos e reduziu seu sucesso em 13 etapas

21/02/17 80 anos atrás, um jornalista estudou 500 homens ricos e reduziu seu sucesso em 13 etapas

WhatsApp ganha recursos do Snapchat e Instagram Stories

21/02/17 WhatsApp ganha recursos do Snapchat e Instagram Stories

A vez do mobile commerce

14/02/17 A vez do mobile commerce

Marketing Digital e o novo perfil do Consumidor Digital

14/02/17 Marketing Digital e o novo perfil do Consumidor Digital

Apple é a favor de criação de ferramentas contra notícias falsas

13/02/17 Apple é a favor de criação de ferramentas contra notícias falsas

WhatsApp libera verificação em duas etapas para aumentar segurança

10/02/17 WhatsApp libera verificação em duas etapas para aumentar segurança

Conheça 4 Maneiras de Empreender pela Internet

10/02/17 Conheça 4 Maneiras de Empreender pela Internet

As 7 Fases do Funil de Marketing e Vendas

10/02/17 As 7 Fases do Funil de Marketing e Vendas

Em 2017, o Instagram vai superar Twitter em número de anunciantes

06/02/17 Em 2017, o Instagram vai superar Twitter em número de anunciantes

9 dicas para melhorar a gestão do seu e-commerce

03/02/17 9 dicas para melhorar a gestão do seu e-commerce

8 mitos comuns sobre como iniciar uma pequena empresa

03/02/17 8 mitos comuns sobre como iniciar uma pequena empresa

Com 158 milhões de usuários diários, a empresa-mãe da Snapchat faturou US $ 404,5 milhões em 2016

03/02/17 Com 158 milhões de usuários diários, a empresa-mãe da Snapchat faturou US $ 404,5 milhões em 2016

Facebook atualiza o algoritmo News Feed para mostrar histórias mais atuais e autênticas

01/02/17 Facebook atualiza o algoritmo News Feed para mostrar histórias mais atuais e autênticas

Google e Mozilla declaram guerra ao HTTP

27/01/17 Google e Mozilla declaram guerra ao HTTP

WSITEBRASIL

  • HOME
  • A FRANQUIA
  • CLIENTES
  • PORTFÓLIO
  • FALE CONOSCO
  • SOLICITE UMA VISITA
  • DEPOIMENTOS
  • SEJA UM FRANQUEADO

SOLUÇÕES

  • DESENVOLVIMENTO DE SITES E PORTAIS
  • LOJA VIRTUAL
  • HOSPEDAGEM DE SITES
  • OTIMIZAÇÃO DE SITES
  • MARKETING DIGITAL
  • SISTEMAS DE GESTÃO ONLINE

ATENDIMENTO

  • (31) 3775 2323
  • suporte@wsitebrasil.com.br
  • WSITEBRASIL (MATRIZ)
  • Rua Major Castanheiras, 72 - Centro Sete Lagoas - MG

© 2025 - WSITEBRASIL