Qual a importância do Remarketing para o e-commerce?
Muitas pessoas entram em lojas virtuais, escolhem produtos de seu interesse e abandonam o carrinho de compras. Essa prática é bem comum no mundo de quem compra online. Porém, essa desistência gera grande preocupação aos varejistas. Afinal, ninguém quer perder vendas.
Oferecer uma boa experiência ao consumidor, com o objetivo de diminuir as taxas de abandono, é um grande desafio para os lojistas. Mas do que isso, os comerciantes virtuais devem buscar estratégias para estimular o retorno do consumidor à loja, para recuperar o carrinho e efetivar a compra.
Remarketing
Remarketing significa fazer novamente uma oferta para a mesma pessoa. O objetivo é atrair o consumidor e convencê-lo de concluir o pedido. Por isso, toda campanha que repita a oferta de um produto para o consumidor que já tenha demonstrado interesse é chamada de remarketing.
O remarketing pode ser um envio de e-mail lembrando o consumidor do carrinho abandonado ou para avisar de uma promoção sobre o produto que demonstrou interesse. Uma promoção exclusiva é sempre uma boa estratégia para fazer o consumidor efetivar a compra.
Entre as vantagens dessas estratégias está a assertividade, já que o anúncio é direcionado apenas para as pessoas que já entraram no seu e-commerce e que visualizaram o produto em questão.
Conheça outras vantagens da estratégia de remarketing:
Vantagens do remarketing para lojas virtuais
No caso do remarketing, a ação ajuda os varejistas a melhorarem o número de conversões consideravelmente. O motivo é que a maioria das pessoas gosta de receber e-mails com notificação de que os produtos que ela tem interesse baixou de preço.
O sucesso das campanhas de remarketing depende muito do desempenho delas e das ações que são executadas, principalmente quando falamos de e-commerce e de abandono de carrinho, por isso é importante acertar em todos os detalhes da estratégia.
Dicas para uma boa campanha de remarketing Planeje o retargeting
O retargeting é capaz de atrair um consumidor que estava de fato interessado nas suas soluções, mas para isso é preciso planejar.
Defina quem irá visualizar o seu anúncio: quem visitou o seu site e clicou em um produto? Quem visitou sua home? Ou quem passou por diversas páginas e saiu sem comprar nada?
Talvez não seja relevante gastar dinheiro com quem apenas entrou na sua página inicial, por isso, vale pensar se não é melhor otimizar a campanha e investir apenas em quem demonstrou maior interesse.
Com um planejamento bem pensado, seus resultados serão muito melhores.
Cuide do carrinho
Após o consumidor abandonar o carrinho no site, não jogue fora a quase compra dele. O ideal é guardar essa informação e enviar um lembrete a ele com os produtos que “esqueceu”. A recuperação de carrinho pode ser um desejo do cliente e vai facilitar o fechamento da compra. Além disso, vale manter o carrinho intacto por pelo menos duas semanas, já que a decisão de compra pode levar alguns dias.
Seja rápido
Após o cliente sair da sua loja, envie o mais rápido possível um e-mail de remarketing. Você pode enviar promoções exclusivas com produtos relacionados ao que ele procura ou o próprio carrinho que ele abandonou. Mas seja ágil. Se demorar para enviar a oferta, o momento de compra pode ter esfriado e a chance dele retornar ao site diminui.
Envie uma promoção
No caso de carrinho abandonado, uma promoção pode ser exatamente o que o cliente está esperando para concluir o pedido. A oferta de frete grátis também tende a impulsionar a recuperação de carrinho. Para os clientes que não compraram nada, essa ideia também é válida, já que promoção e frete grátis todo mundo gosta.
Crie urgência
Aqueles famosos relógios em contagem regressiva servem exatamente para despertar no consumidor o senso de urgência para finalizar a compra. Utilize essa estratégia nas campanhas de remarketing e também de retargeting, especialmente se a oferta é daquelas imperdíveis. Assuntos de e-mail que usam palavras como “limitado”, “acabando” e “última chance” tendem a ter uma taxa melhor de abertura, pois provocam a curiosidade do cliente.
Tenha bom senso
Por último e não menos importante: não exagere no remarketing. Essas campanhas podem ficar mal vistas pelos clientes e causar uma reação contrária à desejada pelo lojista. A partir de agora, você já pode utilizar a estratégia de remarketing no seu e-commerce e conquistar mais conversões, sem dúvida, essa ação irá impulsionar suas vendas e melhorar a relação entre sua marca e seus clientes.
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/remarketing-que-qual-sua-importancia-para-e-commerces/
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